nepuga-reg

Programa que conta com convidados especialistas em estética, o podcast Dr. Esteta acaba de receber a Dra Ana Carolina Puga em sua 12ª edição. Nesta oportunidade, a Dra Ana falou um pouco sobre o processo de regulamentação da biomedicina estética, a união das classes no avanço da saúde estética e sobre a constante luta pela garantia de direitos na área.

Perguntada pelo host Phillipe Silva sobre o processo de regulamentação da Biomedicina Estética protagonizado pela Dra Ana, ela se lembrou de como, em 2006, quando começou a se interessar pela área, percebeu que os tratamentos disponíveis eram um tanto rudimentares e carentes de embasamento científico.

Ela se propôs então a aproveitar toda sua bagagem e experiência enquanto biomédica em benefício da estética, invés de abandonar tudo o que sabia e atuar apenas como esteticista.

Vale ressaltar que, atualmente, esteticistas contam com uma base de formação e escopo de atuação bem mais robustos. Na época de que a Dra Ana trata, no entanto, os métodos empregados por esteticistas mereciam melhorias consideráveis.

Transformando Vidas: O Papel do profissional da saúde na Estética

Em 2006, se impunha como barreira a falta de reconhecimento do Conselho Federal de Biomedicina da área como parte das competências da formação e classe. Diante do desafio de provar a pertinência e interesse de outros profissionais, ela também lembra da jornada percorrida pelo Brasil, palestrando em diferentes estados e apresentando a estética como oportunidade de trabalhar com autonomia e valorização.

E, além das barreiras mais formais, se apresentava o preconceito direcionado à nova proposta. O próprio Dr. Philippe Saldanha, também participante do podcast, conta como não entendia, durante sua graduação, como biomédicos estariam se formando para “passar creme no rosto das pessoas” – confessa ele sobre seu então entendimento raso a respeito da área.

Ainda durante a graduação, Dr. Philippe conta que começou a entender o valor da estética ao longo de suas pesquisas acadêmicas. Biomédico, ele esteve em uma das primeiras turmas de capacitação em estética realizadas pela Dra. Ana, além de fazer parte da história do Nepuga enquanto docente.

Ambos concordam que a estética vem se engrandecendo amparada em todo embasamento científico trazido pelos profissionais da saúde.

Com a regulamentação, uma nova responsabilidade: a de formar bons profissionais

Uma vez conquistada a regulamentação, Dra. Ana conta que se viu diante da responsabilidade de formar especialistas não apenas técnicos, mas capazes de obter sucesso de forma autônoma e consciente.

“Biomédico é um profissional a serviço da saúde”, lembra a mãe da biomedicina estética, deixando claro que os biomédicos especialistas em estética devem sempre seguir sendo profissionais que olham para a saúde do paciente de forma holística, não isoladamente para a demanda estética trazida ao consultório.

Mas a Dra. Ana não permaneceu junto apenas dos biomédicos, ela fez questão de trabalhar de forma ativa na união de profissionais da saúde, ajudando na consolidação da saúde estética como uma nova classe, que se fortalece, ensina e aprende mutuamente.

“Teve algum momento que você pensou em desistir?”

Respondendo a esta pergunta, a Dra. Ana falou de como é obstinada, mas sempre tem um plano B em vista. A pergunta também a fez relembrar dos percalços provocados por grupos que estão constantemente tentando interferir nos direitos conquistados por profissionais da saúde atuantes na estética.

Por conta destas intervenções, a luta é constante, e os profissionais da saúde estética se fortalecem a cada nova vitória, reafirmando as próprias competências. Um exemplo disto foi uma ação recente, em que o CREMESP tentou impedir a Dra. Ana de atuar e oferecer cursos na área.

Dra. Ana Carolina Puga participa do podcast Dr. Esteta em Belo Horizonte

Ela incentiva que os estetas nunca deixem de contestar, mas ofereçam reação à altura de eventuais questionamentos e processos, se colocando inclusive à disposição de profissionais que precisem de suporte para se defender diante da lei. E comenta algumas associações que podem ajudar nesta luta:

“A gente tem as associações SBBME (Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética) e a Abrasei (Associação Brasileira de Saúde Estética e Integrativa), são duas associações que eu fundei com grupos de biomédicos e outros profissionais da saúde em que a gente tem um corpo jurídico para ajudar nessas questões caso precise, orientar. Porque às vezes o advogado que está fazendo a defesa nestes casos não tem o know how da área.”

Conheça o podcast Dr. Esteta

O podcast Dr. Esteta é transmitido diretamente de Belo Horizonte, sempre com a participação de profissionais de sucesso na estética, que oferecem um pouco da própria experiência em conversas inspiradoras. A cada episódio, novas perspectivas, experiências valiosas e insights imperdíveis são compartilhados, inspirando a todos que buscam se aprofundar nesse mercado promissor.

Para conferir todos os detalhes deste episódio e dos demais, vale conferir o canal no YouTube em que as transmissões acontecem ao vivo, assim como seguir o perfil no Instagram para ter acesso à cortes com os melhores momentos de cada conversa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *