nepuga-reg

Como prospectar pacientes e encontrar o próprio lugar em meio a área altamente procurada, mas com tanta concorrência qualificada que é o mercado de estética? Para responder esta e outras questões, especialistas Nepuga compartilham insights valiosos no Nepuga Pod.

No programa, recebemos alunos egressos, abrindo espaço para falarem de suas experiências profissionais após a especialização em saúde estética e integrativa. Cada um com uma visão, mas com depoimentos que ressoam nas expectativas e anseios dos profissionais que estão buscando sucesso na área.

Um dos convidados recentes foi o enfermeiro esteta Luan Brenner. Atuante em Ribeirão Preto (SP), o Dr. Luan fala de sua trajetória pela pós-graduação, comentando sobre suas estratégias de estudo e como pôde aproveitar ao máximo essa experiência.

No episódio mais recente, a gerente comercial das Clínicas Nepuga e host do podcast Victória Puga conversa com a também enfermeira Dra. Lívia Selani, que comentou sobre sua trajetória ao longo da especialização, e como foi desafiador conciliar os estudos e o tempo com sua família, além de a especialidade ter sido um dos maiores causadores de seu retorno ao mercado de trabalho.

A necessidade de ter uma ampla consciência do mercado de estética

Brenner já apareceu em duas oportunidades aqui no blog: entrevistado enquanto realizava a pós, ele já realizava pesquisas de mercado, tentando entender as oportunidades e possibilidades de se destacar; também foi homenageado quando obteve destaque no Prêmio de Excelência Acadêmica, ocasião em que já estava realizando atendimentos em Ribeirão Preto e consultorias em São Paulo.

Criterioso no ramo dos negócios, ele conta como sua pesquisa de mercado foi ainda mais extensa para realmente estabelecer sua clínica em Ribeirão Preto.

“Empreender não é fácil, porque tem vários riscos. Você pode falir, você pode não dar conta da carga de trabalho. Você tem que ter uma base administrativa muito boa. Demorei um ano para entender o nicho de mercado aqui em Ribeirão Preto, entender como as mulheres e homens que vão em busca de procedimento, quais procedimentos mais realizam, quais menos realizam, entender a cidade e a concorrência local.”, comenta Dr. Luan.

Além da ciência a respeito da procura por procedimentos em sua região, o enfermeiro pôde perceber quais procedimentos poderiam diferenciá-lo da concorrência, e até mesmo em qual localização seria mais oportuno estabelecer seu negócio.

“De modo gradual, as coisas vão acontecendo, e você precisa ter perseverança, confiança no seu trabalho, domínio, conhecimento”

A partir da ampla pesquisa de mercado realizada por Dr. Luan, ele relata que encontrou bastante concorrência na cidade, e uma das maneiras que estabeleceu para se diferenciar foi buscar destaque em um procedimento específico, o preenchimento labial.

Dessa forma, ele tem focado no procedimento como seu carro chefe, e vem realizando cursos específicos direcionados à consolidação deste como seu verdadeiro diferencial no mercado de estética. 

Perguntado sobre que conselho daria a enfermeiros que têm interesse na especialidade, Brenner traz palavras de incentivo: 

“Se o seu sonho é viver dentro de um hospital, ótimo. Mas se seu sonho é alcançar voos maiores, então vá em busca, bata as asas, meta a cara, realmente faça acontecer, porque o sucesso é uma coisa constante, não é em um piscar de olhos. De modo gradual, as coisas vão acontecendo, e você precisa ter perseverança, confiança no seu trabalho, domínio, conhecimento.”

A Dra. Lívia Selani trouxe uma perspectiva bastante diferente em relação à realidade do Dr. Luan. No caso da enfermeira esteta, ela passou bastante tempo afastada de sua ocupação profissional, escolhendo se dedicar à maternidade e, quando decidiu retornar ao mercado de trabalho, tomou a iniciativa de se especializar em enfermagem estética.

É uma dedicação e, se você quiser, você tem que correr atrás”

Parte de seu interesse pela estética teve início a partir de sua experiência trabalhando com cirurgiões plásticos, mas ela atuou em diferentes especialidades ao longo de sua carreira até se afastar um pouco para se empenhar na criação de seus filhos.

“Acho que, quando a gente quer, a gente consegue. Se você tem vontade de atuar nessa área, corra atrás. Eu fiquei 10 anos fora do mercado de trabalho, e não foi fácil a especialização, com família, com filhos, tem que viajar para fazer prática, tem o tempo de estudo, então é uma dedicação e, se você quiser, você tem que correr atrás.”, incentiva a especialista em estética.

Apesar de todo o tempo e energia que uma especialização avançada como esta exige, o esforço se mostra recompensador, já que abre as portas para encontrar uma carreira super valorizada e flexível, em que é possível passar tempo com a família, que é algo tão importante.

Nepuga Pod convida especialistas a compartilharem suas experiências no mercado de estética

Mas conta que o interesse pelo cuidado através da estética foi o que mais influenciou a decisão pela especialidade:

“Cuidado na enfermagem é a palavra chave, e eu acho que, levando para a parte da estética, a gente está trabalhando com a autoestima, então é um cuidado a mais você fazer um procedimento estético, facial, corporal. [Enquanto profissional] você tem que imaginar que está fazendo em você, ter todo o cuidado, fazer aquilo que você realmente domina.”

Tornando-se especialista em estética, a Dra Lívia voltou com tudo para o mercado, e está atuando em Ribeirão Preto, Jardinópolis (SP) e Castro (PR).

Para acompanhar estas e outras atualizações sobre o mercado de estética, não deixe de seguir o canal do Nepuga no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *